X

Notícias

Governo anuncia novas medidas no âmbito do Programa Interface

fotoartigo15novembroReforçando o papel central da inovação e tecnologia na competitividade nacional, o governo anunciou, através do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, novas medidas de apoio no âmbito do Programa Interface. O anúncio foi realizado durante a Conferência “Interface para a Inovação”, realizada no dia 15 de novembro no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, e que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.

Criar melhores condições para as empresas investirem na inovação, capacitar os Centros de Interface e incentivar a contratação de quadros técnicos qualificados são os principais objetivos, transversais às várias medidas anunciadas.

Além da perspetiva futura para o Programa Interface – considerado por António Costa a medida chave do Programa Nacional de Reformas – foram apresentados, num primeiro painel, quatro projetos “exemplo”: Produtech SIF, Infante, Revifeel Plus e CloudMapper.

O segundo painel da conferência foi dedicado aos Centros de Interface, com um debate sobre a situação atual e sobre o funcionamento destas entidades que fazem a ponte entre as instituições de ensino superior e as empresas. O CITEVE – Centro Tecnológico dos Têxteis e Vestuário, o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e o WAVEC – Energia Offshore foram os centros que deram o seu testemunho neste painel.

Durante o evento estiveram em exposição quatro projetos que ilustram a inovação de base científica e tecnológica desenvolvida no nosso país: Revifeel Plus, na área das tecnologias de construção; CloudMapper e wGR (produto wiiGO RETAIL), na área de automação e robótica; Breathe2Seat, na área das tecnologias dos materiais.

Conheça as novas medidas

Etiquetas: