X

Notícias

CyanoCare recebe distinção BfK AWARDS

IMG_5575As investigadoras Rita Mota e Bruna Costa, responsáveis pelo projeto CyanoCare, receberam a distinção Born From Knowledge(BfK), BfK AWARDS*, pela descoberta de uma tecnologia com potencial de salvar milhares de vidas. Quando aplicada a dispositivos médicos, esta tecnologia evita a adesão de bactérias responsáveis por infeções hospitalares e este projeto é especialmente relevante porque, em Portugal, as infeções hospitalares são sete vezes mais mortais que os acidentes de viação.

A atribuição da 13ª distinção BfK AWARDS aconteceu no âmbito da primeira edição da competição Splash!, um concurso organizado pela Mermaid Investments para premiar ideias e startups relacionadas com o Cluster do mar.

O projeto CyanoCare desenvolve produtos de alto valor acrescentado, baseados num polímero produzido de forma totalmente natural e completamente sustentável por uma microalga marinha, 100% natural. A aplicação na área da saúde, agora distinguida, incide sobre os dispositivos médicos, mas esta tecnologia inovadora pode também vir a ter aplicações na área alimentar e cosmética, entre outras.

As duas investigadoras portuguesas desenvolveram este projeto no âmbito do seu trabalho no i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto. Por esta altura o CyanoCare está já na escola de startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, com vista a levar a ideia e a tecnologia para o mercado.

A entrega deste BfK AWARDS teve lugar em Aveiro, durante a conferência “A Economia do Mar e a Indústria 4.0: O Cluster do Mar”. Além desta distinção, o CyanoCare conquistou ainda a menção honrosa da competição Splash!, que, por sua vez, foi atribuído ao TOPAME, que desenvolveu uma aplicação especializada que permite otimizar rotas marítimas em todos os tipos de embarcações, no sentido de gerar poupanças de tempo e de combustível.

 

*A distinção BfK AWARDS tem como objetivo premiar os projetos “nascidos do conhecimento”, que resultam das atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) dos promotores, em colaboração ou não com entidades do sistema científico e tecnológico. Este programa é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

para-BfK

Etiquetas: