A ANI assume um papel fundamental no suporte à definição de políticas de inovação e na promoção integrada dos apoios ao I&D empresarial, à transferência de tecnologia, à inovação tecnológica e ao empreendedorismo de base tecnológica.

Conselho coordenador da ENEI

A ENEI (Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente) visa o desenvolvimento de todo o sistema nacional de Inovação de um modo sustentável, identificando as grandes apostas estratégicas inteligentes, que são temas com especialização científica, tecnológica e económica, nos quais Portugal e as suas regiões detêm vantagens comparativas e competitivas ou que revelaram potencial de emergir como tais.

O modelo de governação da ENEI, prevê a criação de um Conselho Coordenador, responsável por assegurar uma eficaz coordenação e monitorização da execução do policy-mix definido na estratégia. A ANI assume a presidência do Conselho e assegura também o respetivo secretariado técnico.

Saber mais sobre a ENEI

Promoção Integrada dos apoios à I&D Empresarial

A ANI faz a promoção integrada dos apoios ao I&D empresarial, à transferência de tecnologia, à inovação tecnológica e ao empreendedorismo de base tecnológica, facilitando o acesso das empresas e restantes entidades do Sistema de Invevstigação e Inovação nacional ao conjunto de instrumentos de apoio, incluindo os incentivos fiscais e os programas internacionais.

Parcerias e cooperação

cotec_logo
A parceria com a COTEC Portugal permite à ANI sinalizar um posicionamento ainda mais próximo das empresas, uma vez que a COTEC é uma associação criada por empresas para promover a inovação empresarial.

A COTEC preside ao Conselho Consultivo da ANI, através do seu Diretor-Geral, Daniel Bessa.

Esta parceria garante o acesso a ativos de conhecimento especializado e a capacidade de  operacionalização, no curto prazo, de um conjunto de atividades de elevado valor acrescentado.

As duas entidades encontram-se em atividades de difusão ou disseminação do reconhecimento da importância da inovação empresarial e dos programas e instrumentos disponíveis para promoção dessa inovação.

Mais informação sobre a COTEC Portugal

apa

Dado o alinhamento do Plano de Ação para a Eco-inovação da Comissão Europeia com a União para a Inovação e dada a transversalidade das políticas em causa, a APA e a AdI estabeleceram em Fevereiro de 2011 um Acordo de atuação.

O Acordo assenta na articulação entre os responsáveis pelas políticas de ambiente e da inovação visando o aprofundamento das relações entre o mundo da investigação e o tecido empresarial português, aproximando as soluções tecnológicas dos desafios ambientais.

Deste Acordo fez parte integrante a participação nacional no projeto ECOPOL e no Grupo de alto nível para a Eco-inovação.

Mais informação sobre a Agência Portuguesa do Ambiente

CMPorto2

A convite do Município do Porto, foi estabelecida uma parceria com a ANI no âmbito da Invest Porto, uma iniciativa que visa contribuir para a criação de um ambiente de negócios mais propício à atração de investimento para a cidade.

Mais informação sobre a InvestPorto

PNICriativas2012

A ANI estabeleceu uma parceria com a Unicer e a Fundação de Serralves no âmbito do Prémio Nacional Indústrias Criativas, uma iniciativa pioneira em Portugal, destinada a premiar pessoas com espírito criativo e empreendedor numa competição exclusivamente dedicada às Indústrias Criativas.

A ANI participa como membro do Júri do Prémio desde o seu lançamento, em 2009.

Mais informação sobre o Prémio Nacional Indústrias Criativas

greenprojectawards2

O Green Project Awards Portugal tem por objetivo mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável.  A ANI foi convidada a participar neste concurso para coordenar o júri da categoria de produtos e serviços.

Mais informação sobre o Green Projet Awards

premioInovacao_creditoAgricola_logo

O Prémio Inovação Crédito Agrícola – Agricultura, Agro-Indústria e Floresta, é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a disseminação de uma cultura de inovação nos sectores da agricultura, da agro-indústria e da floresta, promovendo, incentivando e premiando projetos inovadores.

Fruto da colaboração estabelecida entre a ANI e a Rede INOVAR, a ANI participou no Júri do concurso.

Mais informação sobre o Prémio Inovação Crédito Agrícola