heliumeuAtualmente, os países europeus têm a necessidade de garantir a sustentabilidade dos seus sistemas de saúde, recorrendo, entre outros mecanismos, à inovação para encontrar modelos de negócio que suportem as suas atividades.

Neste contexto, o principal objetivo deste projeto passa por aumentar a eficiência do financiamento público dedicado à inovação no sector da saúde, mediante o reforço dos sistemas regionais de inovação e o aproveitamento do potencial comercial dos projetos e boas práticas existentes.

Em termos operacionais, este objetivo será alcançado mediante a procura dos seguintes resultados:

  • Incorporar mais parceiros e utilizadores beneficiários da inovação em saúde;
  • Fazer evoluir, conectar e interligar as capacidades de inovação existentes, e assegurar a sua interoperabilidade a um nível intra e inter-regional;
  • Proporcionar melhores benefícios sociais/financeiros para a sociedade;
  • Alavancar maiores montantes de financiamento privado à inovação em saúde.
Parceiros do Projeto

 Os parceiros do projeto são regiões que identificaram a saúde, bem-estar e ciências da vida como setores de especialização inteligente e com elevado potencial de inovação. Esses parceiros são:

Principais ações da ANI

No âmbito do projeto HELIUM, e através do programa NORTE 2020 (que envolve um conjunto integrado de políticas, prioridades e instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento regional da região Norte de Portugal), pretende-se reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região, tendo em conta o seu posicionamento como região moderadamente inovadora e a identificação da saúde, bem estar e ciências da vida como uma das áreas de especialização inteligente prioritária da região.

Neste contexto, o desafio passa por:

  • Melhorar o conhecimento e as qualificações dos recursos humanos envolvidos na inovação e na prestação de serviços de saúde;
  • Facilitar o acesso ao financiamento e à inovação empresarial;
  • Apoiar empresas inovadoras, para que transformem o resultado da investigação em produtos e serviços inovadores na área da saúde.
 Principais beneficiários e resultados esperados

O projeto pretende beneficiar todos os atores da “quadruple helix”:

  • Autoridades públicas, ao reforçar as suas capacidades de encarar a inovação na saúde;
  • Centros de investigação e negócios, ao reforçar as oportunidades para realizar e rentabilizar o processo de inovação;
  • Prestadores de serviços de saúde, ao fornecer soluções mais eficientes e inovadoras;
  • Sociedade, ao envolvê-la no processo de inovação, por forma a articular as suas necessidades e fazer uso de novas tecnologias.

 

Consulte mais informação sobre o projeto HELIUM em www.interregeurope.eu/helium

Sobre o INTERREG Europe

interreg_europe_logo

O INTERREG Europe, no qual se insere o projeto Helium, é um programa europeu financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da implementação de políticas e programas de desenvolvimento regional. Trata-se de um apoio à cooperação entre regiões, dedicado à aprendizagem ao nível de políticas públicas e à capitalização de boas práticas em inovação.

Com a troca de experiências e ideias, pretende-se encontrar soluções, com impacto para a sociedade, para melhorar os resultados do investimento público em inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e integrado das regiões.

Este programa abrange quatro áreas essenciais, sendo elas:

  • Investigação e Inovação;
  • Competitividade das Pequenas e Médias Empresas;
  • Economia com baixas emissões de carbono;
  • Eficiência ambiental e de recursos.

O projeto Helium enquadra-se na área de “Investigação e Inovação” do programa INTERREG Europe, tendo tido início a 1 de abril de 2016 e estando previsto terminar no dia 30 de setembro de 2020. O seu financiamento total é de 1.982.853 euros.

Mais informação sobre o Interreg Europe em www.interregeurope.eu