A ANI dinamiza e participa num conjunto de programas, projetos e iniciativas que visam a promoção da internacionalização do Sistema de Investigação e Inovação nacional garantindo a competitividade global dos projetos de investigação aplicada.

Promover a valorização de resultados e a transferência de tecnologia

logo-net-pt_comce

Serviços de apoio à inovação e internacionalização das PME

Portugal faz parte da rede Enterprise Europe Network através do consórcio nacional que agrega 12 entidades desde o Norte ao Algarve e as regiões autónomas da Madeira e Açores.

A ANI – Agência Nacional de Inovação é membro da Rede desde a sua criação e está especialmente vocacionada para apoiar parcerias de base tecnológica e a valorização de resultados de projetos de investigação & desenvolvimento e de inovação.

logo_BTN

Bolsa de oferta e procura de tecnologias e negócios / procura de parceiros para projetos de I&D

No âmbito da participação na Enterprise Europe Network Portugal, a ANI – Agência Nacional de Inovação promove uma Bolsa de Oportunidades de Colaboração a nível nacional e internacional, oferecendo aos seus utilizadores um meio para a valorização da IDI desde a procura de parceiros para projetos e a exploração dos resultados, até à promoção de produtos inovadores, facilitando o acesso a novas parcerias e mercados.

Conheça a Bolsa de Tecnologia e Negócios

Apoiar a participação em consórcios internacionais de I&D

eurekaeurostars

Projetos internacionais liderados por PMEs

O Programa EUROSTARS tem como objetivo apoiar projetos de I&D Internacionais liderados por PMEs que desenvolvam atividades de I&D, com forte potencial de crescimento complementando outros Programas Europeus, Nacionais e Regionais de apoio às PMEs.

O Programa EUROSTARS resulta do esforço de colaboração entre a Iniciativa EUREKA e a Comissão Europeia (CE) e pretende combinar as características de burocracia mínima, “bottom-up” e proximidade do mercado da EUREKA, com o modelo de programa centralizado de financiamento dos Programas Quadro da UE.

Saiba mais sobre os projetos EUREKA e o Programa EUROSTARS

H2020_BANNER_SMALL

Promoção da participação nacional no Horizonte 2020

Em Portugal o GPPQ (Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT) é responsável pelo acompanhamento da participação da comunidade científica e tecnológica nos programas da União Europeia e assegura a recolha e circulação das informações referentes à implementação destes programas.

Consulte aqui informação sobre chamadas abertas para candidaturas a financiamento de projetos ou contacte os Pontos de Contacto Nacionais.

Facilitar o acesso ao financiamento

SmartFinance300x150

Financiamento inteligente para PMEs e Empreendedores

O projeto SMART FINANCE – Financiamento inteligente para as PME e empreendedores do espaço SUDOE é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG SUDOE e que envolve 8 atores regionais provenientes de 3 Estados-Membros do sudoeste da União Europeia. O projeto tem como objetivo a criação da primeira plataforma transnacional de acesso e gestão de financiamento, que ofereça às empresas alternativas de financiamento, assessoria personalizada, acompanhamento e formação.

Saiba mais sobre o projeto SMART FINANCE

Projetos de benchmark de políticas de inovação na Europa

heliumeu

Inovação na Saúde

O projeto HELIUM – Health Innovation Experimental Landscape through Policy Improvement, é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG Europe e envolve 9 atores regionais provenientes de 5 Estados-Membros da União Europeia. O projeto tem como objetivo a promoção de um ambiente de inovação experimental na saúde através da otimização de políticas públicas.

Saiba mais sobre o projeto HELIUM

s34growtheu

Inovação Industrial

O projeto S34Growth – Enhancing Policies Through Inter-Regional Cooperation: New Industrial Value Chains for Growth, é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG Europe e que envolve 11 atores regionais, de 10 regiões Europeias, , de 8 Estados-Membros da União Europeia. O programa tem como objetivo desenvolver e melhorar os instrumentos e políticas públicas que contribuam para a implementação de novas formas de inovação industrial.

Saiba mais sobre o projeto S34Growth

Ecopol_logo

Eco-Inovação

O projeto ECOPOL (Public Partnership for Better Inovation Policies and Instruments in Support of Eco-Innovation) é um projeto europeu, financiado pela Comissão Europeia, que funcionou como uma ferramenta do Plano de Ação para a Eco-inovação e teve por missão identificar, analisar e avaliar políticas e instrumentos de eco-inovação, bem como produzir recomendações para a sua implementação em cada país parceiro e a nível Europeu (UE).

Saiba mais sobre o projeto ECOPOL

logo_ktforce_1

Knowledge Transfer

O projeto KTFORCE produziu uma série de recomendações estratégicas aplicadas ao desenho de futuras políticas de inovação na Europa, através do benchmark de políticas e de práticas de Transferência de Conhecimento que possam ser contributo para regiões europeias mais dinâmicas e mais competitivas.

Saiba mais sobre o projeto KTFORCE